segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cervo

CERVO
O cervo do pantanal é um animal mamífero ruminante, da família dos cervídeos, que é encontrado em pântanos de alta vegetação, ocorrendo do sul do Peru e Brasil até o Uruguai.
São os maiores veados da América do Sul, chegando a medir até 2 metros de comprimento. Tais animais apresentam uma cor marrom-avermelhada, ponta do focinho e patas pretas e grande galhada ramificada. Também são conhecidos pelos nomes de açuçuapara, cervo, veado-galheiro, suaçuapara, suaçuetê, suaçupucu e suçuapara.
Seu pelo é castanho-avermelhado, claro, com as extremidades dos membros, a boca e focinhos negros. Os cascos são longos e unidos do lado interno por uma membrana que facilita ao animal caminhar em áreas alagadas. Na época do crescimento da galhada, o macho escolhe plantas que suprem as necessidades de seu organismo para o desenvolvimento da mesma.
A espécie é muito vulnerável à caça, por ocupar ambientes geralmente abertos, o que torna fácil a sua visualização. No início do século, foi muito procurada por sua pele, além dos cornos para troféu de caça. Atualmente, a caça furtiva praticada por turistas, por populações de baixa renda e por caçadores de finais de semana em muito afeta os exemplares que chegam próximo às cidades e rodovias.
Este cervídeo se alimenta de brotos de plantas de diversas famílias, especialmente leguminosas. A adaptação deste animal ao meio alagável pode ser constatada pela presença de membranas que unem seus dedos, o que facilita a locomoção dentro d'água.
Na natureza é comumente observado em pequenos grupos familiares e casais, mas indivíduos solitários são freqüentes.
O período de gestação é de nove meses, nascendo apenas um filhote por ano. Não há uma estação de nascimento nítida. No Pantanal, eles ocorrem de maio a outubro, antes da estação chuvosa. O cervo-do-pantanal possui poucos predadores naturais, tendo sido observado apenas um indivíduo predado entre 23 presas ainda frescas de onça-pintada.
Os cervos ainda sofrem ameaças graves: as várzeas vêem sendo degradadas por canais de drenagem e por assoreamento, além de intenso uso pecuário.
Estima-se que o conjunto de populações de cervos em toda a região do reservatório se situe entre 400 e 600 exemplares,ultimo dado encontrado, consta foi feito em 2001.(EMBRAPA).

Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Género: Blastocerus
Espécie: B. dichotomus


CARACTERÍSTICAS:
Tamanho: até 2m de comprimento
Altura: 1,3m
Peso: 100kg (podendo alcançar mais de 150kg)
Gestação: 9 meses
Filhotes: 1
Hábito Alimentar: Herbívoro
Alimentação: capim e plantas palustres

Nenhum comentário:

Postar um comentário