segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Veado Nobre



Veado Nobre

(Cervus elaphus)





Galhadas com muitas pontas


No outono, o veado-nobre ou cervo-nobre europeu grita para atrair as fêmeas. Isso é o início da época do acasalamento. As fêmeas formam um harém em torno do macho. Há muitos rivais. Seguem-se grandes combates, cabeça contra cabeça e galhada contra galhada. Em maio ou junho cada fêmea se recolhe para a mata de arbustos e dá à luz um filhote assustado e indefeso. As fêmeas ficam com o rebanho da mãe. Os machos abandonam a mãe no outono.
O cervo-nobre habita na Europa ocidental. Vive só ou em pequenos grupos. Alimenta-se de grama, brotos e legumes. No inverno, quando a neve cobre o chão, come a casca das árvores, sarças, urzes e visco, que é um parasita que cresce nos galhos de certas árvores.
A variedade americana, o wapiti (Cervus canadensis) é uma espécie extremamente parecida. Seus chifres constituem seu ornamento mais notável. A cada ano cresce um par novo. Num macho de seis meses o chifre tem apenas duas pontas. A cada ano vão aparecendo mais pontas, até que aos seis anos o cervo terá galhadas de mais ou menos um metro. Essas galhadas são muito valorizadas pelos caçadores, mas atualmente a caça ao cervo é limitada em quase todo o mundo.

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Artiodactyla
FAMÍLIA: Cervidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: de 1,65 a 2.50 m
Altura dos ombros: até 1.50 m
Peso: até 270 kg.
A espécie americana alcança 350 kg
Período de vida: 15 anos
Período de gestação: 230 a 240 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário