segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Iguanas

A iguana comum é um réptil que pertence à ordem dos squamata, que reagrupa a três subordens: Ophidia, Sauria e amphisbaenians. A iguana verde é a espécie comum a família. A iguana possui um corpo maciço com quatro membros bem desenvolvidos que terminam numas patas provistas de cinco grandes dedos equipados com unhas poderosas. Estas unhas servem para subir às árvores, deslocando-se rapidamente no chão e cava sem problemas.

As costas e o peito estão cobertos de pequenas escamas. Possui debaixo do tímpano uma serie de grandes escamas redondas e lisas. A sua coloração é de um verde intenso quando são crias e conforme cresce ganha uns riscos acinzentados que aparecem sobre o corpo e a cauda.

Tem uma longa crista sobre a parte superior das suas costas que lhe dá este aspecto tão majestoso. A cauda serve-lhe de estabilizador nas árvores. Digamos que é uma espécie de contrapeso. Esta também lhe permite nadar muito rapidamente. Como dissemos, a iguana é muito boa nadadora.

A crista da iguana verde estende-se a partir do alto da cabeça até ¾ da cauda. É mais mole de inicio mas vais endurecendo conforme a mesma estende-se. A altura desta crista é maior nos machos, podendo alcançar inclusive 8 centímetros.

A iguana é maioritariamente arborícola. Raramente deixa as árvores para mover-se noutro lugar. Este animal vive sempre perto de um lugar com água, no qual mergulha se sentir-se ameaçado. A iguana é uma grande nadadora.

As iguanas podem chegar a medir de 1,50 m a 1,80 m, mas em cativeiro, uma iguana em boas condições não supera os 1,20 m (a não ser que a iguana disponha de um espaço suficientemente grande para que possa crescer plenamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário