segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Besouros, joaninhas e lagartas...

Os besouros são insetos pertencentes à ordem dos coleópteros. Esta palavra vem de coleus, que significa caixa, e ptera, asas. Há cerca de 300.000 besouros diferentes no mundo.





Características da Joaninha (Familia Coccinellidae)
Comprimento: de 1 a 10mm dependendo da espécie.
Cor: Normalmente tem cores fortes – vermelhos, amarelos – para avisar os seus predadores que é tóxica e que sabe mal. Algumas emitem um cheiro desagrdável para os afastar. Pode ter manchas pretas nas suas asas – desde duas até dezasseis, ou mais.
Reprodução: 10 a 50 ovos amarelos de cada vez. As larvas quando nascem são pretas ou cinzentas e têm menos de 4mm de comprimento. As larvas podem continuar cinzentas ao cresceram (tem 4 fases), ou tornarem-se azuis com marcas amarelas ou cor de laranja. Têm mandibulas elongadas e alimentam-se do mesmo que a joaninha adulta. O ciclo de reprodução pode variar em duração dependendo da temperatura, podendo até parar em épocas muito frias.
Alimentação: Afidios, insectos de escama e acarídeos. Eventualmente consomem néctar das plantas e água que vêm nos insectos como complemento à sua dieta. Algumas joaninhas, embora poucas, são herbívoras comendo folhas de plantas.
Reacção ao Perigo: Quando sentem perigo, enrolam as suas pernas e antenas debaixo da sua carapaça, e inclusive deixam-se cair de onde estiverem, como por exemplo de uma folha.Portaldojardim.com










LACRAIA

Animal muito comum nas cidades. Seu veneno não causa envenenamento grave.

Nome científico: Scolopendra viridicornis

Alimentação: Insetos e pequenos animais

Tamanho: 20cm em média

Reprodução: A bolsa de ovos é grande e coberta de pêlos para proteção

Habitat: debaixo de pedras, cascas de árvores, troncos e barrancos

Soro Específico: Não há necessidade de soro

Nenhum comentário:

Postar um comentário