sábado, 6 de agosto de 2011

CHINCHILA





Chinchila é o nome genérico dos mamíferos roedores da família Chinchillidae, nativa dos Andes da America do Sul. O pêlo de uma chinchila é cerca de 30 vezes mais suave que o cabelo humano e muito denso. Esta densidade capilar impede, por exemplo, que estes animais sejam infestados por pulgas que não conseguem sobreviver na sua pelagem. Por isto, o seu pêlo não pode ser molhado.
Cuidar de uma Chinchila não é difícil, porém requer dedicação, paciência e, sobretudo amá-la. A Chinchila é um animal muito dócil, se alimenta pouco, não incomoda com ruídos ou com cheiro desagradáveis, é tranqüilo e tímido por natureza, portanto o meio ambiente que lhe proporcionamos deve ser tranqüilo e longe de ruídos. A tranqüilidade desse animal se proporciona através da sua característica de ser um animal de hábitos noturnos que sem requerer muitos cuidados, descansará durante o dia e a noite estará ativa Alimentação

Uma chinchila come em média 30g de ração por dia, o regime alimentar será o mais simples possível, porém satisfazendo as necessidades nutritivas. Sempre terá que ter à sua disposição alimento e água. Seu cardápio constará de: Alimento fibroso constituída pelo feno, que pode ser de alfafa (a mais indicada pois ficará à disposição do animal numa separação que leva à jaula), palha de leguminosas ou pasto além de uva passa e maçã sem casca. Este alimento deve ser renovado todos os dias. A água deve ser limpa e fresca e estar à disposição do animal. Já existe no mercado bicos para bebedouros automáticos através do qual a chinchila suga a água, assim, está sempre limpa e evita a contaminação e molhar a gaiola.

Higiene

Às chinchilas não se dá banho com água. A sua pelagem é muito sensível e existe uma areia especial, bastante fina, para elas tomarem banho. No seu habitat natural elas esfregam-se no pó da montanha. Em cativeiro, precisam que o seu dono recrie essa oportunidade de tirar a gordura e sujeira do pêlo.


Doenças

A chinchila é um animal bastante resistente a doenças, mais devem ser examinadas periodicamente. A maior parte das doenças provém da falta de higiene. Também podem surgir feridas devido ao alojamento em gaiolas com fundo de grelha ou rede, pois as patas podem ficar presas nos buracos e o animal ferir-se na tentativa de se libertar.
O tempo médio de vida da Chinchila vai de 10 a 20 anos, sendo que há registro de chinchilas que já chegaram a 22 anos.
A maioria dos problemas de saúde das chinchilas está relacionada com a falta de desgastes do dentes, muito provavelmente pela mudança na dieta, uma vez que na natureza estes animais comem muitos vegetais e o atrito provoca o desgaste necessário nos dentes que chegam a crescer 4 a 6 cm por ano, e continuamente durante toda a vida do animal. Os filhotes já nascem com dentes, que curiosamente nesta espécie não têm raízes, porém a uma grande porção do dente, chamada de coroa de reserva no interior dos maxilares que dão grande sustentação a estes dentes. Por isso, deve-se dar à chinchila uma dieta com o máximo de folhas (as indicadas são as verduras com folhas verdes escuras), pois, se sua dentição chegar ao ponto de sobre crescimento, ele não só dificilmente fechará a boca, como não conseguirá comer e terá uma morte lenta e dolorosa. Neste caso o veterinário deve proceder ao desgaste dos dentes, para que a dentição volte a sua função normal. O procedimento deve ser realizado o mais rápido possível, para que a debilitação não cause danos maiores à saúde do animal.

Antes de comprar uma Chinchila observe algumas características visíveis para saber se ela esta saudável

  • Olhos limpos e brilhantes; olhar vivo, alerta e sem "choro"
  • Pêlo brilhante, sedoso e suave
  • Corpo robusto e compacto
  • Peso normal para o seu tamanho
E o comportamento de uma chinchila saudável é:
  • Estado de alerta (vivacidade)
  • Bom apetite
  • Bebe água
  • Usa vocalizações para se exprimir e é sociável
  • Brincalhona, curiosa e muito interessada no que a rodeia
  • Urina e fezes normais (diarréia, “fezes encadeadas" são sinais de problemas intestinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário