segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Bela e pequena perereca Dendrobates pumilio possui um veneno fatal

Normalmente, quando se fala em animais perigosos, as pessoas logo pensam em animais ferozes, de grande porte - como tigres e leões. O porte, no entanto, não representa necessariamente um alto grau de periculosidade, como se vê pelos elefantes.

Além disso, muitas vezes, o perigo pode estar escondido em animais muito pequenos e aparentemente inofensivos, mas que podem matar rapidamente aqueles que atacam.

É o caso do sapo-veneno-de-flecha, pertencente ao gênero Dendrobates. Um único espécime desses pode conter até 1.900 microgramas de uma certa toxina, da qual apenas 200 microgramas podem ser fatais, inclusive para a espécie humana.

Este sapo era utilizado amplamente por algumas tribos de índios sul-americanos, que dele extraíam veneno para mergulhar a ponta das setas de suas zarabatanas, utilizadas na caça.

Existem ainda a perereca venenosa vermelha e azul (Dendrobates pumilio), a perereca venenosa verde e preta (Dendrobates auratus) e a perereca venenosa de faixa amarela (Dendrobates leucomelas). Esta última integra a grande variedade de batráquios existentes no Brasil.
A perereca ou rela é um anfíbio anuro da família Hylidae.
“perereca”: do tupi; pere’reg = ir aos saltos.
“rela” : do latim ranella, diminutivo de rana = rã
“anuro”: [an + uro] = desprovido de cauda.
Anuros são anfíbios, da subclasse Anura. São os sapos, rãs e pererecas.
Mas qual a diferença entre esses animais? Afinal eles pulam por aí, perdem a cauda na idade adulta e têm sempre veneno, em maior ou menor grau. Esses grupos de animais compõem a ordem Anura, com cerca de 5,6 mil espécies catalogadas, sendo que 804 delas estão no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH).

Vamos ver então:
SAPOS- Embora toda a fase inicial de vida ocorra na água, na fase adulta os sapos têm hábitos terrestres e são peçonhentos. Têm a pele rugosa e mais seca em relação às rãs e pererecas. Apresenta verrugas e pequenos tubérculos. Possuem um par de protuberâncias glandulares, atrás dos olhos, conhecidas como glândulas parotóides. São animais bem volumosos e de hábitos terrestres.

RÃS- Ao contrário dos sapos, as rãs têm a pele muito lisa e úmida, apresentam dedos de ponta afilada e a sua locomoção é rápida, com saltos de grande extensão. Após o início da vida na água conservam a vida aquática vivendo em brejos, lagoas ou à beira de rios.

PERERECAS- São animais de pequeno porte e caracterizam-se pelos dedos terminados em ventosa, o que lhes permitem prender-se a superfícies verticais, pele lisa e úmida. São arborícolas, encontrados, portanto, nas árvores, se deslocando na vegetação.
A família dos sapos é a mais numerosa. Poucas as das rãs: Leptodactylidae (dedos terminados em pontas), Leiuperidae, Cycloramphidae e Ranidae. Já as pererecas são de uma família só: a Hylidae.




Um comentário: