sábado, 30 de julho de 2011

Louva-Deus

Louva-Deus (Mantis religiosa) 
Família: Mantidae

    Um inseto muito curioso, o Louva-Deus recebe este nome por ficar quase sempre na sua posição característica (unindo as suas patas da frente como se estivesse rezando para Deus). É um predador por excelência, com extrema capacidade de camuflagem – mimetismo - adaptada ao meio em que vive e por ficar imóvel por longos períodos de tempo. Dessa forma, se esconde de possíveis predadores e não espanta suas presas. Por ser carnívoro, se alimenta de pequenos insetos como mosquitos, abelhas e cigarras, capturando-os com suas patas dianteiras longas e que funcionam como uma eficiente pinça cheia de espinhos, que executa apreensões extremamente rápidas e trazem a caça diretamente para a sua mandíbula devoradora. Suas patas traseiras são muito fortes e usadas para andar, pular e ajudar quando precisam alçar vôos.

    No mundo, existem mais de 2000 espécies de Louva-Deus e quase todas vivem nos locais de temperaturas quentes das regiões tropicais e sub-tropicais, habitando os jardins das casas, os campos e matas, preferencialmente nos paradeiros que se confundem com sua coloração. Com uma aparência simpática, o Louva-Deus é muito delicado, discreto e sossegado. Por isso, está sempre solitário, diferenciando dos seus “primos”: gafanhotos, grilos e baratas, que, geralmente, vivem em grupos. Por estas características, o Louva-Deus é bem-vindo, principalmente na agricultura porque ajuda a combater os insetos que destroem as plantas.

    Possui uma cabeça triangular, que se movimenta facilmente, e suas antenas delgadas de extrema sensibilidade para oscilações de ar e com capacidade auditiva ajudam-no a detectar presença de eventuais animais rondando nas proximidades. Só aceita o convívio social para procriar, perpetuando a espécie. Como a fêmea é muito violenta, o macho precisa prender as patas dela, antes de decidir fecundá-la. Caso a fêmea se liberte, não hesitará em atacá-lo e poderá arrancar e devorar sua cabeça, ou seja, o macho que pular as preliminares, quando a amada é imobilizada, certamente estará morto. Podemos dizer que, literalmente, "perdeu a cabeça por ela". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário