sábado, 6 de agosto de 2011

COALA


Coala tem a cabeça grande, o focinho curto e os olhos bem separados; para algumas pessoas pode parece um bichinho esquisito e feio, mas para outras ele é uma gracinha, meigo e cativante. Seu nariz é grosso e achatado, e munido de grandes narinas em forma de V, com as fossas nasais muito desenvolvidas, que meche no seu equilíbrio térmico.
Possuem cinco dedos tanto nos membros anteriores como nos membros posteriores. Seu polegar das patas posteriores é bastante pequeno, e não é dotado de garras, já os outros dedos são fortes e terminam em garras alongadas. Em suas patas posteriores, somente o polegar é oposto aos outros dedos.
Possui uma pelagem densa e sedosa, que desempenha papel importante na regulação térmica e na proteção dos agentes atmosféricos. Como este animalzinho não constrói um abrigo, dorme exposto ao sol e a chuva. A pelagem do dorso é muito espessa e de coloração escura que absorve o calor. No verão a pelagem torna-se mais escassa e mais cumprida durante o inverno.
Os coalas e a maioria dos marsupiais (animais caracterizados por uma bolsa que as fêmeas possuem por baixo do ventre onde trazem os filhos durante o período da amamentação) só são encontrados na Austrália, existindo em abundância. O coala acabou sendo vítima da caça e da destruição do seu habitat florestal. Antes do homem branco chegar , em finais do século XVII, este marsupial ocupava uma superfície três vezes mais extensa que a atual. Recentemente o Coala foi introduzido novamente em algumas ilhas perto da costa, inclusive no interior do país. Através de estudos científicos estas novas populações foram o fruto de valiosa contribuição para o conhecimento dos comportamentos da espécie.
O período de reprodução dos coalas dura mais ou menos quatro meses, a gestação dura em média 35 dias e o macho não se ocupa de sustentar o filhote, isto compete à fêmea e ela tem somente uma gravidez por ano dando um filhote, raramente tendo dois filhotes.
Ao nascer o coala é muito pouco desenvolvido, pesa somente 0,5 g tendo menos de 20 mm de comprimento. Seu corpo é nu e cor-de-rosa e raiado de vasos sanguíneos e seus olhos e ouvidos estão fechados, a boca, as narinas e patas posteriores são ainda apenas esboço. Apenas suas patas anteriores são suficientemente resistentes para que lhe permita executar sozinho o enfadonho caminho a percorrer até a bolsa ventral da mãe e ali ficar agarrado a uma das duas mamas.
O coala começa a sair do seu tranqüilo abrigo aproximadamente aos 5 meses e meio, porém não se afasta da mãe e ao primeiro sinal de perigo, entra novamente ou emite uma espécie de gemido.
Quando atinge 6 meses, o coala já está coberto de pêlos, mede mais ou menos 20 cm e pesa entre 400 e 500 g. Em seus primeiros meses de vida, seu regime alimentar é muito especial: ele consome uma papa que é constituída de folhas de eucalipto pré digeridas que sai do intestino da mãe.
A permanência fora do refúgio vai aumentando e, quando chega aos 8 meses é definitiva. A partir daí, o jovem só introduz a cabeça no marsúpio quando tem de mamar. Aproximadamente com 1 ano de idade, o filhote está completamente desmamado. Quando se trata de fêmea, só irá se afastar da mãe quando for à procura de um território próprio, já se for macho, será expulso na época reprodutiva pelo macho residente.
Os coalas são animais que vivem em pares, subindo em árvores assim como a preguiça e recebeu o nome de ursinho da Austrália. O único vegetal de que ele se alimenta é o eucalipto e mata sua sede com o suco oleoso das folhas desse vegetal. Na Austrália existem 600 espécie de eucalipto que são muito importantes para a fauna deste continente e principalmente para o coala. Um coala que pesa mais ou menos uns 10 kg, consome 500 folhas de eucalipto e emprega de 6 a 8 horas a esta atividade, iniciando as refeições à tarde e terminando ao amanhecer.
O coala tem pouco predadores, o que merece mais consideração é um cachorro selvagem o Canis Dingo, que mata os coalas velhos e doentes, porque um coala adulto de boa saúde pode ferí-lo gravemente. Já os aborígenes tradicionalmente caçam o coala por ser uma presa fácil devido seus hábitos sedentários e movimentos lentos. Quando o coala pressente que está em perigo no solo, ele se esconde ao invés de fugir. O coala é imprescindível na alimentação dos aborígenes. Ainda existe outro fator que pode prejudicar esses bichinhos que são as secas que acontecem nas florestas do interior, originando incêndios espontâneos que se espalham por zonas muito vastas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário