quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Muflão Africano

Um comentário:

  1. Hábitos alimentares:
    Estes animais alimentam-se de erva, arbustos e também líquenes que raspa das rochas.
    Podem sobreviver apenas dos líquidos que ingerem na alimentação, mas se encontrarem água bebem e banham-se nela.

    Estatuto de conservação:
    Vulnerável. As principais ameaças à espécie na sua região endémica são alguns grandes felinos e o homem que a caça como troféu, para alimentação e aproveitamento de peles.
    Estima-se que em África, a viver em liberdade, possam existir entre 5000 e 10000 destes animais.
    Nos últimos anos, quase todos os países onde estes animais se encontram decretaram medidas de protecção à espécie, em parques naturais e zonas protegidas.

    Maturidade sexual e gestação:
    A maturidade sexual nesta espécie e atingida em média por volta dos 19 meses, embora em ambos os sexos se refiram casos onde acontece bastante mais cedo.
    A gestação dura em média cerca de 160 dias, findos os quais nasce normalmente apenas uma cria, com um peso de 4 a 5 quilos e que é desmamada por volta dos 4 meses, altura em que progressivamente se vai tornando independente. Nesta espécie a reprodução ocorre normalmente apenas uma vez por ano, na primavera ou no início do inverno, quando existe mais alimento disponível.

    Tamanho e peso:
    O dimorfismo sexual da espécie é acentuado, sendo os machos significativamente maiores e mais pesados que as fêmeas. Estes animais podem medir entre os 80 centímetros e 1,00 metro e pesar entre os 40 e os 140 quilos, dependendo do sexo e da altura do ano.

    ResponderExcluir