segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Micos e Saguis da Ilha Grande

Micos e Saguis
Esses simpáticos bichinhos que existem aos montes na Ilha Grande, de nome científico calitrix jaccus são também conhecidos como soim ou mico-estrela.
Em sua visita a Ilha você pode se deparar com um sagui-de-tufo-branco ou sagui-de-tufo-preto passeando pelas árvores a qualquer momento. Eles adoram fazer graça para quem estiver por perto.

Chegam a medir 20 cm e o menor deles, o sagui leãozinho (que não ocorre na Ilha Grande), tem apenas 11 cm. O seu habitat natural são as florestas da América Central e do Sul, além da Mata Atlântica (ecossistema típico da Ilha), sendo que das 35 espécies existentes, 25 são brasileiras.




São muito ágeis e inteligentes. O peso, em média, é de 500 g. Possuem garras para escalar árvores e superfícies ásperas. A cauda, que é grande em relação ao corpinho, não serve para pendurar o sagui nos galhos, mas sim para promover o equilíbrio. As cores da pelagem são preta, castanha, branca, dourada e prateada.
Vivem na caatinga e na Mata Atlântica do Nordeste. Ocorre também no Rio de Janeiro, em matas secundárias da cidade, onde foi introduzido pelo homem, como no caso da Ilha Grande.
De hábitos diurnos, os saguis se apóiam nas quatro patas e vivem nas copas das árvores, por onde saltam com facilidade devido à forte propulsão das patas posteriores. Costumam descer ao solo à procura de insetos e também para beber água.
Vivem em média 10 anos na natureza e 18 em cativeiro. Alcançam a maturidade sexual aos 3 anos.
A alimentação na natureza é de insetos, répteis, pequenos mamíferos, aves, lesmas, ovos, alguns vegetais, frutas e a goma das árvores.





No Brasil existem diversos criadores da fauna silvestre brasileira autorizados pelo IBAMA, para comercializar micos e outros animais silvestres.
Quando você adquire um animal com origem legal, ele deverá vir acompanhado pela Nota Fiscal, onde constará o número do registro do criador, junto ao IBAMA, e o número de marcação do animal. A Nota Fiscal é a garantia de origem do animal, sem ela você poderá sofrer processo e multas, além de perder o animal.
Ao adquirir um animal no tráfico, além contribuir com a devastação de nossos recursos naturais, estará sujeito a sanções legais.
Algumas espécies e seu habitat:
Sagui-de-tufo-branco - ocorre no nordeste do Brasil, ao norte do Rio São Francisco e ao leste do Rio Parnaíba. Foi introduzido em várias matas do Brasil, principalmente no sudeste, como na Florestada Tijuca, em 1914 pelo Governo Federal.
Sagui-de-tufo-preto - ocorre ao sul do Rio São Francisco e norte do Rio de Contas, Bahia. Foi introduzido no norte do Rio de Janeiro.
Sagui-de-Wied - Natural da Bahia, sul do Rio de Contas e norte do Rio Doce.
Sagui-de-cara-branca - ocorre entre o Espírito Santo, ao sul do Rio Jequitinhonha até o norte do Rio Paraíba, oeste e Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário