sábado, 30 de julho de 2011

Sapo

O sapo-cururu. considerado um gigante entre os anfíbios, pode atingir até 25 centímetros de comprimento. Os mais comuns medem entre 10 a 15 cm. As diferenças entre macho e fêmea são determinadas pela coloração, os machos possuem cor amarela-pardacenta uniforme e as fêmeas cor sépia e pelo comprimento (os machos são menores que as fêmeas).
O sapo comum ou sapo cururu tem uma pele dura e ressecada, coberta de pequenas escamas. Algumas moscas maiores costumam depositar os ovos na pele dos sapos velhos. As larvas, quando nascem , penetram no corpo do sapo através das suas narinas. O sapo, dessa forma, impossibilitado de respirar e morre.
Com as patas traseiras, os sapos cavam buracos, nos quais hibernam durante o inverno. A época do acasalamento é o início da primavera. Ocorre nos pântanos e dura várias semanas. Os ovos são postos em fileiras que podem alcançar até 5 m de comprimento. Os girinos nascem após dez dias. Depois de uma série de metamorfoses, transformam - se em sapinhos.
O sapo captura suas presas com a língua ágil. Ela fecha os olhos para engolir o alimento. Isso não é um truque, mas uma necessidade: os grandes olhos são forçados para cavidade bucal a fim de empurrar os alimentos para a garganta. Os sapos são úteis ao homem porque com seu grande apetite comem muitos vermes, lagartas e insetos nocivos de várias espécies. 

CASCAVEL

 Características

Não chega a medir 2 m. Está entre as mais temidas serpentes brasileiras. A cascavel, fiel aos hábitos da grande maioria das serpentes, só costuma atacar o homem quando se sente molestada por ele, ocasião em que reage com agressividade. São responsáveis por 8% dos acidentes ofídicos que ocorrem no País. Os guizos das cascavéis representam vestígios cornificados da pele, que aderem à base da cauda, e não se perdem durante a ecdise (troca da pele).
Cada muda acrescenta um novo guizo, e o número de guizos, portanto, não representa a idade da serpente em anos. Além disso, especialmente nas cascavéis mais velhas, os guizos terminais freqüentemente se perdem, de modo que o número total de guizos não indica nem o número total de mudas.

Hábitat

Vive em campos abertos e regiões secas e pedregosas.

Distribuição

Vive na América do Sul, principalmente no território brasileiro.

Hábitos

Serpente terrícola, de atividade crepuscular e noturna, pode também ser vista durante o dia. Quando se julga importunada, enrola-se quase que por inteiro, mantendo erguida em forma de "S" a parte anterior do corpo. Então, levanta a cauda e começa a vibrá-la rápida e vigorosamente, emitindo o característico som de seu guizo, fazendo um ruído que pode ser ouvido a dezenas de metros.
Em seguida dá um bote fulminante sobre a vítima, mordendo-a com violência. Desse modo, ela injeta na vítima um forte veneno, que tem ação simultaneamente neurotóxica e hemolítica - ou seja, capaz de exercer perturbadores efeitos tóxicos no sistema nervoso e, ao mesmo tempo, destruir glóbulos vermelhos do sangue.

Alimentação

Alimenta-se de pequenos mamíferos (ratos e outros roedores) e, ocasionalmente, de pássaros que são mortos por envenenamento. Conseguem caçar com o valioso auxílio de suas fossetas loreais, que identificam fontes de calor e orientam a cobra para o bote.

Manifestações sonoras

Emite um som característico, que é o guizo, um "chocalho" (localizado na parte terminal da cauda), formado por vários anéis córneos (escamas modificadas), ocos e articulados entre si. O som pode ser ouvido a dezenas de metros.

Predadores naturais

Outras cobras, como por exemplo a muçurana (Pseudoboa cloelia) e a coral-verdadeira (gênero Micrurus).
TUCANO
Os tucanos são encontrados em abundância nas América Central e do Sul , sendo que é na Colômbia onde se concentra as mais diferentes subespécies que totalizam em 21.
Eles não são considerados aves migratórias já que sua resistência pra voarem longas distancia é pouca. E muito menos sobrevoam rios, oceanos, lagos, mares pois podem não agüentar, cair e se afogarem.Isso acaba fazendo com que diferentes espécies não se misturem já que esses rios e mares formam uma barreira impedindo que eles transitem livremente.
São animais relativamente grandes, tem cores bem vivas e sua característica física mais marcante é um bico bem comprido que diferente do que muitos pensem não machuca é um bico oco e que não tem muita força. Esse bico ajuda a espantar muitos animais que se assustam. Tem uma língua bem comprida também que é áspera e ajuda -os a comer.
A forma dos pés são zigodáctilos, ou seja, dois dedos apontados para frente e dois para trás iguais ao dos pica paus.
A região em volta dos olhos não tem penas, mas é bem colorida.As juntas da base da cauda são flexível o que significa uma característica bem incomum em aves.
Machos e fêmeas se assemelham muito porem machos são geralmente mais pesados e possuem o bico um pouco mais comprido.Têm como predadores águias, falcões e corujas. Macacos e cobras atacam o ninho.
Tucanos são animais que dão preferência a topos de arvores e raramente descem ao chão, bebem água da chuva que ficam nas folhas.
São encontrados em bandos, porém esses não costumam passar de 12aves. É comum vê-los de manhã bem cedo, final de tarde ou depois de uma chuva interagindo entre si por um grunhido forte, rouco e bem diferente. Eles também se comunicam um com os outros atrás do bico alisando as penas do companheiro. Dorme com a cabeça virada de modo que o bico fique na parte de trás e ele via um bolinho de penas. Eles não têm a capacidade de imitar sons como papagaios, mas também fazem menos barulho.
Podem virar amigos de seus donos se bem tratados e ensinados desde filhotes pois tem um temperamento dócil e são inteligentíssimos.

PÁSSARO PRETO
O Pássaro Preto (Gnorimopsar chopi) é uma ave nativa muito conhecida no país. Vale ressaltar que apesar de seu nome científico, este pássaro não é o Chupim ou Chopim (Molothrus bonariensis) cujo macho é preto azulado e a fêmea amarronzada.

Também conhecido por Melro e Graúna, encontram-se distribuídos pelo Brasil, em locais de cerrados e regiões de mata. Atingem cerca de 22 cm e na natureza são vistos normalmente em grandes grupos.

Reprodução: Este pássaro não apresenta dimorfismo sexual aparente. Aos 18 meses de vida já estão prontos para a reprodução. Pendure alguns ninhos do tipo caixa com uma única abertura e forneça folhas de palmeira,capim e estopas para a confecção do ninho. A fêmea coloca de 2 a 4 ovos e o período de incubação é de 14 dias em média
ARARA AZUL : CaracteArísticas: As araras azuis são aves sociais que vivem em família, bandos ou grupos. É difícil encontrá-las sozinha em vida livre. Elas são aves conspícuas e que apresentam certa fidelidade aos locais de alimentação e reprodução. Jovens e casais não reprodutivos se reúnem em dormitórios, que além de proteção, parecem funcionar como verdadeiros "centros de troca de informações". Estão entre as aves mais inteligentes do grupo das aves.

Tamanho:
Comprimento: até 1 m (da ponta do bico a ponta da cauda). Sendo a maior espécie no mundo da família Psittacidae. Peso: Adulto até 1,3 kg porém filhotes podem atingir até 1,7 kg no período de pico de peso.

Coloração
: Possui plumagem na cor azul cobalto, degradê da cabeça para a cauda, sendo preta a parte inferior da penas das asas e cauda. Possui amarelo intenso ao redor dos olhos (anel perioftálmico), pálpebras e na pele nua em torno da base da mandíbula. O bico é grande, maciço, curvo e preto, formando quase um círculo com a cabeça. A língua espessa e preta chama atenção pela faixa amarela nas laterais.




Distribuição Geográfica: Antigamente comum em grande parte do Brasil, hoje é encontrada no Pantanal, abrangendo pantanal Boliviano, Paraguaio e Brasileiro, nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, bem como no norte do Brasil, nos estados do Amazonas e Pará e na região de “Gerais” que incluem territórios do Maranhão, Bahia, Piauí, Tocantins e Goiás. Infelizmente não existem informações suficientes para afirmar se as araras azuis estão formando uma população única, interligadas e cruzando entre si ou se as mesmas estão desconectadas, geograficamente separadas, formando três populações: Pantanal, Amazônia e “Gerais”. Em estudos recentes desenvolvidos pelo Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP em parceria com o Projeto Arara Azul e outros foram encontrados marcadores diferentes que sugerem uma variação na composição genética da população. Agora esses estudos estão sendo ampliados para confirmar ou não esta informação.

Habitat: Na região do Pantanal, são encontradas em áreas abertas, nas matas que possuem palmeiras, enquanto seus ninhos estão localizados na borda ou interior de cordilheiras e capões, bem como em áreas abertas para o pasto. Na região do Pará, utiliza as florestas úmidas, preferindo locais de várzeas ricas em palmeiras. Nas regiões mais secas (TO, PI, MA e BA), é comum encontrá-las em áreas sazonalmente secas, preferindo os platôs e vales dos paredões rochosos, nesta região faz ninhos em ocos de palmeiras (TO), árvores emergentes (PA) ou em falhas de paredões rochosos (PI)


Alimentação
: Araras-azuis são um dos psitacídeos mais especializados na alimentação constituída basicamente de sementes de palmeiras, que elas consegue quebrar facilmente com a potência do seu bico. Na região pantaneira, alimenta-se de acuri (Scheelea phalerata) e bocaiúva (Acrocomia aculeata). Na região paraense alimenta-se de inajá (Maximiliana regia), babaçu (Orbiguya martiana) e tucumã (Astrocaryum sp). Nas regiões secas, alimenta-se de licuri ou catolé(Syagrus coronata), piaçava (Attalea funifera), buriti (Mauritia vinifera) e Orbiguya eicherii.
O local mais frequente de alimentação tem sido o chão, seja no campo ou nas proximidades das sedes de fazendas. Nestes casos, elas estão se alimentando da castanha-do-acuri, cujo mesocarpo (polpa) já foi retirado por outros animais, principalmente o gado e outros animais silvestres. No período de frutificação das bocaiúvas, elas são vistas se alimentando diretamente nos cachos. 
CORUJA

Características

A coruja Buraqueira é pequena, quando adulta chega a medir 23 cm a 27 cm, pesa 170g a 214g, tem uma envergadura de 53 cm a 61 cm; têm a cabeça redonda, seus olhos são amarelos brilhantes, seu bico é acinzentado, asas são geralmente marrons com várias manchas amarelas, algumas de suas características como cor dos olhos, e bico podem variar dependendo da subespécie, seus pés são longos e cinzentos apropriados para andar e funcionar, anda geralmente marchando, têm o costume de ficar sobre uma perna, possui uma cauda curta. Sua visão e vôos suaves são adaptados para caça, enxergam 100 vezes mais que o ser humano e também tem uma ótima audição. Para observar alguma coisa ao seu lado gira o pescoço em um ângulo de até 270 graus, aumentando assim o seu campo visual, ela tem que virar a pescoço, pois seus grandes olhos estão dispostos lado a lado num mesmo plano. Essa disposição frontal, proporciona à coruja uma visão binocular (enxerga um objeto com ambos os olhos e ao mesmo tempo), isso significa que a coruja pode ver objetos em três dimensões, ou seja, altura, largura e profundidade. Não possuem topetes na orelha, têm um disco facial aplainado. Sua sobrancelha é branca, possui um "'remendo'" branco no queixo, que se assemelha a uma boca grande desenhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário