sábado, 30 de julho de 2011

MARIPOSA



MARIPOSA



Características -  Também conhecidas por bruxas, as mariposas pertencem à Ordem Lepidoptera, mesmo grupo das borboletas. Apresentam 4 fases distintas em seu desenvolvimento: ovo, lagarta - fase jovem, crisálida - transformação e mariposa - fase adulta. Na cabeça tem 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos (formados por várias lentes) e a boca, na forma de um canudinho usado para sugar o néctar das flores. No tórax tem 6 patas e em geral 2 pares de asas. No abdômem encontram-se os órgãos vegetativos e reprodutivos. Diferenciamos uma mariposa de uma borboleta porque as mariposas têm hábito noturno, voam à noite, possuem corpo volumoso, quando pousam as asas permanecem abertas e as antenas são filiformes (em forma de fio), isto é, todos os segmentos (artículos) apresentam o mesmo diâmetro, da base até o ápice, semelhante a um fio ou plumosas (em forma de pena), em geral com cores escuras, embora haja exceções. Quando em repouso, as mariposas mantém as asas estendidas horizontalmente para os lados. As borboletas têm hábito diurno, voam durante o dia e quando pousam mantém as asas fechadas, perpendiculares ao corpo e as antenas são clavadas, isto é, o último artículo, o da ponta, tem forma de clava parecendo um mini taco de golfe. Possuem asas de cores brilhantes e variadas. Em média, uma mariposa ou borboleta vivem 2 semanas, variando com a espécie. Algumas podem viver por 2 dias, enquanto outras podem viver por 6 meses a um ano. Suas asas podem ter cores que imitam (mimetizam) as espécies de plantas ou de outras borboletas ou mariposas tóxicas e assim acabam sendo protegidas dos predadores. Algumas borboletas e mariposas possuem cores semelhantes às do ambiente, ficando "camufladas" e portanto menos visíveis para os predadores.
Habitatáreas rurais e urbanas, matas, jardins. Ocorrênciasão encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. 
Hábitos - Noturnos.
Alimentação - Néctar e substancias adocicadas.
Reprodução Assim que saem da crisálida, as mariposas estão prontas para reproduzir. Os machos localizam as fêmeas visualmente e através de feromônios (hormônios produzidos pelos animais para atrair o sexo oposto). Se a fêmea aceita o macho, eles unem a parte final de seus abdômens e se mantém assim por algum tempo, permanecendo em um mesmo lugar ou realizando pequenos vôos. Durante este período, o macho passa para a fêmea um "pacote de esperma" chamado espermatóforo, o qual irá fertilizar os ovos. A lagarta é a fase da vida do inseto na qual ocorre o crescimento e acúmulo de reservas, mas a lagarta não se reproduz. A mariposa (adulta) é a fase de reprodução, postura de ovos e dispersão, portanto é nesta fase que ocorre a produção de novos indivíduos e a colonização de novos ambientes.
Predadores naturaispássaros, aves, répteis e anfíbios.
Ameaças - Destruição do habitat, poluição, caça indiscriminada, agrotóxicos. Borboletas, mariposas e suas lagartas, necessitam de plantas e ambientes específicos para sua sobrevivência e por essa razão são especialmente vulneráveis à degradação ambiental. Em todo o mundo, há várias espécies sob risco de extinção. No Brasil, segundo o IBAMA, Portaria nº 1522/1989 e nº 45-n/1992 a lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção, inclui 25 borboletas, das quais 4 são consideradas extintas. 
GAFANHOTO

Característicasespécie de tamanho grande com a coloração variável de verde a marrom, ou ambas.
Habitatsavanas herbáceas (campo) e de savanas arborizadas (campo cerrado e cerrado).
Ocorrênciano Brasil temos o chamado gafanhoto do Mato Grosso que já foi localizado na Amazônia, Rondônia, Colômbia, Bolívia, Peru, México, Costa Rica, Uruguai. A área brasileira de ocorrência deste gafanhoto é a zona da Chapada dos Parecis.
Hábitos comportamento gregário chama muito a atenção. Os enxames voam em baixa altitude (1 a 5 metros acima do solo) com uma densidade
do enxame pousado em 250 a 500 adultos/m2 e em vôo não ultrapassando a 3 insetos/m3 . São considerados de fraca capacidade migratória pela baixa capacidade de vôo e deslocamento diário (50m para ninfas de 5º estágio). Comportamento de vôo é em função da direção do vento.
Alimentaçãofitófago, causando prejuízos em áreas de lavouras.
Reprodução durante o seu desenvolvimento (forma jovem) ocorrem de 8 a 9 estágios. O gafanhoto possui apenas uma geração por ano, as ninfas desenvolvem-se lentamente na estação das chuvas e chegando a fase adulta se reproduzem no começo da estação chuvosa seguinte.
Predadores naturaisformigas, pássaros e índios que os consometorrados ou sob a forma de farinha. 

Besouro Geométrico

Os coleópteros, mais conhecidos como besouros ou escaravelhos são insetos pertencentes à ordem Coleoptera. Estes animais são caracterizados principalmente pelo par de asas anterior endurecido, conhecidas como élitros. A ordem Coleoptera é a que tem maior número de espécies dentre todos os seres vivos - cerca de 350 mil - sendo portanto o grupo animal mais diverso que existe. Dentre os seus representantes mais conhecidos estão as joaninhas, os gorgulhos, os besouros serra-pau e os vaga-lumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário